quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Curiosidades em plantas encontradas na região

Sisal:
O sisal é cultivado nas regiões semiáridas do Brasil tendo como principais produtoras os estados da Bahia e da Paraíba, cultivado em locais que as condições de solo e clima impossibilitam outros cultivos em regime de sequeiros.
Cultivado nas partes de terra vermelha considerada pela população como “terra ruim” O sisal é uma planta com folhas grandes e verdes, com espinhos pequenos nos lados e um espinho enorme na ponta. O processo de colheita é feito com um corte embaixo da folha, carregamento das folhas até o motor “geralmente feito por jumento ou burro,” a partir daí o trabalho é feito pelo passador, que tem a função de transformar folha em fibra, após a transformação em fibra, esta é levada para os campos abertos onde o sol circula com mais intensidade para o processo de secagem. É muito comum em alguns povoados de Mulungu você ver enormes campos de fibra de sisal.
È considerado uma das principais fontes de renda da região, principalmente nos períodos de grandes secas, período esse em que não se acha emprego em quase nenhum lugar tendo como opção de renda ir para o sisal como é dito na pelo pessoal local, no entanto com a ascensão da irrigação esta realidade vem sendo mudada a cada ano.


O Quiabento, planta muito conhecida na região por seus espinhos enormes e afiados, é muito utilizado na construção de cerca viva. É comum você ao andar pelos povo


ados e nas roças de Mulungu e se deparar com cercas enormes de quiabento que protegem as roças da entrada de animais. Um fato peculiar nessa planta é que ela no período de seca que atinge o semi-arido baiano


fica com uma cor acinzentada dando a aparência de morta e assim que chove a primeira chuva do ano, denominada pelo pessoal mais velho da localidade como chuva da rama, a planta fica toda verdinha como se nunca tivesse ocorrido período de seca na região. Depois dessa primeira chuva é comum ver lindas cercas com um verde que chama atenção e coberto de flores.


Macambira parecido com a parte da ponta de um abacaxi, possui as folhas mais finas e compridas com espinhos bem afiados e virados ao contrario, por esse motivo ao se prender em uma pessoa ou animal fica meio difícil de soltar. Encontrado embaixo de árvores geralmente em matas fechadas ou em beradas de estradas que geralmente as cercas são feitas de quiabento tornando comum encontrar mancambira por todas as estradas da região, era também muito utilizada pelas pessoas que criavam cabra, pois, ao plantarem a mancambira ao redor das cercas de arame farpado impediria a fuga constante dos animais, no entanto, como cabra é um bicho que come de tudo mesmo a planta sendo espinhenta serve de alimento para o animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário